Saiba como os Escritórios Contábeis Impulsionaram seu crescimento com Tecnologia e Inovação

Os escritórios contábeis se moldaram às necessidades e crescimento de demanda dos clientes, impulsionaram, inovaram e deixaram o modelo tradicional para trás, saiba se seu escritório está atualizado sobre esse mercado.


Como está o mercado contábil no que diz respeito às tecnologias empregadas e sua relação com a tecnologia e inovação?

Para falar sobre essa pergunta e outros assuntos sobre inovação e tecnologia contábil, Anderson Hernandes, CEO da Tactus Contabilidade Digital, Alex CEO do Fiscontech e Diego CTO do Fiscontech se juntaram em uma conversa agradável e falaram sobre o assunto, continue lendo e aproveite.


Quais os desafios dos escritórios contábeis para os próximos anos? Estará fadado a se extinguir o trabalho do contador devido às novas tecnologias e automatização?


Essas e outras perguntas foram debatidas, e entre eles houve um consenso, as tecnologias vieram para ajudar o contador que fizer bom uso dela.

É esse o ponto principal desse artigo, como o contador não pode ficar de fora da inovação em tecnologia contábil? que vem crescendo significativamente nos últimos anos e já é grande diferencial competitivo para os escritórios contábeis?


Não perca esta leitura essencial para você que é contador, e para a evolução dos próximos anos do seu negócio.


Os 3 Pilares da Inovação em Escritórios Contábeis

Claro que para inovar, não basta apenas a tecnologia, existem três pilares fundamentais, acreditamos que a união desses 3 pilares gera inovação e diferenciação nos escritórios contábeis.

  • Tecnologia

  • Pessoas

  • Processos

É o que afirma Alex, CEO da Fiscontech, segundo ele, esses 3 pilares precisam estar alinhados à essas necessidades para atingir um nível de excelência.


Eu sempre cito que inovação se faz com pessoas. Tecnologia é fundamental, mas pessoas é um dos pilares principais. Ter pessoas bem alinhadas com as expectativas e necessidades do escritório é fundamental.

A tecnologia veio para apoiar e impulsionar o crescimento baseado em pessoas e processos, veio para complementar o processo de inovação, ter processos bem alinhados e definidos, e que esses processos sejam comunicados a toda equipe, é condição para se gerar inovação.


Como Anda o Mercado de Inovação e Tecnologia Contábil no Brasil?

Quando falamos de tecnologia pensamos muito no que empresas de outros países têm a nos oferecer. Esse "era" um parâmetro para definir o quão estávamos atrasados em relação ao mundo, falamos isso no passado porque de uns anos para cá, o Brasil tem sido referência em inovação e tecnologia, principalmente em tecnologia contábil e fiscal.


O fisco também tem evoluído de modo geral com tecnologias que analisam informações em tempo real sobre a movimentação financeira, emissão de nfe, cruzamento de dados, essa evolução tem-se notado mais acelerada nos últimos anos.


De 2015 para cá, houve uma evolução gigantesca em tecnologias e inovação contábil, Anderson Hernandes, CEO da Tactus Contabilidade Digital, lembra quando começou naquele ano.

Nós pegamos o começo dessas ferramentas no mercado, e no final das contas, a gente não desenvolveu nada relevante. Desenvolvemos uma robotização aqui, uma ali, mas nada relevante do ponto de vista tipo, nós tivemos que investir para poder desenvolver algo, né, eu nunca tive um desenvolvedor interno ou uma área de desenvolvimento.

Cara, na sua visão tecnológica e considerando esse cenário, isso é uma solução para se crescer dentro da contabilidade digital?

Alex respondeu que, não necessariamente, pois criar software dentro de casa é custoso e demorado, criar um sistema específico, demanda muito esforço e custo. Você poderia contratar soluções já prontas, com um custo muito menor e focar no seu negócio, assim você também consegue extrair expertise de soluções que também atendem a outros escritórios.


Alex destaca esse crescimento que é notório, que isso tem fomentado o crescimento de empresas que possuem como foco a melhoria contínua de seus processos, e nos escritórios contábeis isso não é diferente, é o que garante Alex.

Então, houve uma evolução muito grande do cenário contábil como um todo de lá (ano de 2015) para cá. Eu diria que, esse nível de aceleração foi o maior até nos últimos anos, para cá. Não há necessidade específica de um desenvolvimento interno porque ele é muito caro, muitos até difícil de fazer.


A Tecnologia Aliada à Inovação nos Processos Contábeis

Escritórios contábeis também precisam pensar em inovação constantemente, e pra isso existem startups como a Fiscontech, para automatizar a execução de tarefas e processos contábeis e ajudar no alinhamento entre Inovação e Tecnologia.


O Fiscontech auxilia contadores e escritórios contábeis a serem

mais produtivos e eficientes, reduzindo custos!

Clique e solicite demonstração grátis!


O contador deve estar antenado em saber como essas duas vertentes, Inovação e Tecnologia, podem se unir para atender uma necessidade latente do cliente final.

Ter uma ideia não é o suficiente para você colocar um produto no mercado. Como eu já conhecia o Diego há muitos anos, isso foi um facilitador. Ele já vinha também de outras startups, e quando ele se desligou de uma, eu falei: "Opa, vem aqui, vamos conversar."


É o que fala Alex, CEO do Fiscontech, empresa especializada em otimizar tarefas e processos fiscais e tributários, reduzindo custos e retrabalho dos escritórios de contabilidade. E ele complementa.

Então, essa ideia de produto tem que ser muito bem alinhada com o cenário, a necessidade e a dor real do cliente, também com a tecnologia que vai ser o propulsor para isso funcionar.”


Note que para uma solução existir é preciso que também exista uma necessidade latente, e com ela a tecnologia que irá auxiliar na resolução dessa necessidade onde o custo seja menor e o processo mais produtivo e robusto.

Por exemplo, a Fiscontech foi criada com esse propósito, surgiu da necessidade de eliminar o retrabalho e tarefas repetitivas nos escritórios contábeis.

Mas até onde vai o trabalho inerente ao contador? E como é possível otimizar os trabalhos repetitivos? Foi respondendo como a Fiscontech foi criada que Alex respondeu:


O nosso foco principal e a nossa missão é ajudar contadores e escritórios contábeis a serem mais produtivos e eficientes, com o uso da tecnologia.

Otimizamos tarefas e processos fiscais e tributários, isso nos diversos âmbitos: Federal, Municipal e Estadual.


E completa: “Então, sanar dores específicas, aquela dor que está muito focada no processo repetitivo, na tarefa manual, na burocracia em si, que acaba tomando muito tempo do escritório, e tempo hoje é dinheiro.


Considerações Finais

Ainda há muito o que inovar e melhorar nos processos contábeis, é incontável a capacidade de aliar às tecnologias com a otimização dos processos e as pessoas envolvidas.

Há uma necessidade grande de inovação nas empresas, nos escritórios contábeis não poderia ser diferente, principalmente no cenário atual em que a pandemia acelerou a digitalização nas empresas.

O contador que não evoluir e inovar está fadado a estagnar no mercado e ficar para trás. É isso que iremos ver no próximo artigo, portanto, não perca esta leitura e até a próxima.


Conheça o Fiscontech e torne seu escritório contábil

mais produtivo e eficiente através da automação de tarefas e processos

fiscais e tributários

Clique, Acesse e saiba mais!

 

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon